Hoje em dia o TikTok é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, até podendo ser considerada uma estratégia de marketing para os próximos anos. Saiba mais no decorrer deste artigo!
Nos últimos anos as redes sociais conquistaram um grande espaço no dia a dia de diversas pessoas. Hoje em dia nada fica fora das redes, seja por uma promoção importante no trabalho, uma comemoração de família ou alguma fofoca no mundo dos famosos.
E isso está refletido nos resultados das ações de marketing, assim como na forma com que cada um é visto no digital, como por exemplo os grandes escritórios de advocacia ou os influenciadores digitais.
Se você quer se destacar e conseguir mais clientes, as redes sociais, com certeza, são um ótimo investimento, já que grande parte das pessoas que fazem parte do seu público-alvo ideal estão inseridos nessas plataformas.
Uma regra clara do marketing é, esteja onde seu público-alvo está, dessa forma, com o crescimento avançado das redes sociais e a sua grande necessidade na vida de muitas pessoas, o seu público-alvo, com certeza, está no meio digital, seja no Facebook, Instagram, Twitter ou até no TikTok.
Agora, você sabe o que é o TikTok? A plataforma de mídia digital que está crescendo rapidamente e conquistando a atenção não só do mundo inteiro, como também das maiores empresas do meio digital, como o Instagram.
Caso queira saber um pouco mais sobre essa ferramenta e os impactos que ela tem e terá no meio jurídico, recomendo que continue a leitura!
TikTok na advocacia: o que é?
Como você já deve ter ouvido por ai, o TikTok é uma das plataformas digitais mais acessadas atualmente, ultrapassando até mesmo o Instagram ou o Twitter.
Essa ferramenta se trata de uma rede social focada no compartilhamento de vídeos de curta duração, sendo eles de 15 segundos, 60 segundos ou até 3 minutos no máximo.
E os conteúdos, em sua grande maioria, se tratam de vídeos de músicas, danças, dublagem ou o que vier na mente dos usuários da plataforma. E é devido ao TikTok que plataformas como o Instagram, Facebook ou até mesmo o Google, começaram a apresentar métricas que beneficiem conteúdos em vídeos, como os Reels.
O crescimento dessa plataforma foi tão grande que, segundo o site Minha Conexão, o aplicativo alcançou, em setembro de 2019, mais de 1,5 bilhão de pessoas fazendo uso do mesmo.
E, diante da pandemia do COVID-19, o acesso ao aplicativo bombou, fazendo com que o mesmo se classificasse como o segundo aplicativo mais baixado no Brasil e nos Estados Unidos, ficando atrás apenas do Zoom, aplicativo de reuniões comumente utilizado em reuniões de trabalho.
Como funciona o app?
Como já citado acima, o aplicativo se trata de uma rede social de vídeos, tais quais podem se tratar de vídeos de música, dança, dublagens e muito mais. Esses vídeos são bem mais curtos do que os colocados no YouTube, por exemplo, sendo eles de 15 segundos, 60 segundos ou 3 minutos no máximo.
E, para começar a utilizar esse app, você só precisa baixá-lo e criar a sua conta de perfil. Você pode seguir outros perfis e engajar com eles, curtindo os vídeos, comentando ou compartilhando as publicações com quem você queira.
Mas, caso você queira utilizar o app sem criar uma conta, você pode aproveitar o feed sem que haja essa necessidade, porém, vale salientar que dessa forma o algoritmo do tiktok não consegue entender suas preferências, tornando a sua experiência menos imersiva nos seus gostos.
Qual a sua importância no Marketing Jurídico?
Não só no Marketing Jurídico, mas no Marketing em geral, o TikTok está se tornando cada vez mais necessário. Isso porque, diante da grande massa de pessoas utilizando a plataforma constantemente, encontrar e se conectar com o seu público-alvo acaba se tornando mais fácil.
Outro ponto que devemos salientar é que, com o avanço da tecnologia, as pessoas também mudam, assim como seus gostos e suas necessidades, por isso estar em uma plataforma atual pode te trazer um destaque diferenciado.
Não é atoa que diversas personalidades conhecidas atualmente nas redes sociais acabaram encontrando a fama pela grande quantidade de acessos e o engajamento em seus vídeos na plataforma.
E é disso que se trata o marketing jurídico, inovar na advocacia, agora imagine que você desenvolva uma estratégia de marketing ótima, mas comente o erro de aplicá-la em uma plataforma que ninguém mais usa, o seu resultado vai ser péssimo.
Diante disso, avalie se os benefícios vs os investimentos fazem sentido para o seu escritório, caso contrário, por que não investir no TikTok na advocacia?
Vale salientar que conforme estipulado no provimento 205/2021, o advogado é permitido de implementar sua advocacia nas redes sociais, porém, a publicidade na advocacia deve ser, em um todo, informativa e educativa, com o único objetivo de instruir os leitores sobre determinados temas.
O TikTok pode influenciar em suas ações de Marketing Digital?
A resposta para essa pergunta é sim. Não só pode influenciar em suas ações de Marketing digital para advogados como já está influenciando.
Um bom exemplo disso são as demais plataformas do meio digital, como o Instagram, que começou a implementar ações que modifiquem sua usabilidade para se parecer cada vez mais com o TikTok.
A plataforma está se tornando um sucesso, uma febre dentre os usuários de redes sociais, e buscando acompanhar essa febre, as demais plataformas estão se adequando aos padrões e metodologias utilizadas pelo TikTok.
Vale a pena investir nessa estratégia?
Assim como as demais redes sociais que conhecemos, para os advogados o TikTok pode funcionar como uma vitrine do seu escritório, já que o seu número de seguidores ou suas curtidas não traduzem diretamente para os clientes que você pode receber.
Mas, essa rede social pode funcionar, como mencionado, como uma vitrine do seu escritório, trazendo mais visibilidade e encaminhando os usuários para o seu site, por exemplo.
Mas, apesar de parecer simples, pensar em marketing jurídico no TikTok pode ser mais complicado, já que os seus conteúdos na plataforma precisam ser mais naturais e não tão forçados na hora de chamar o cliente para o seu site.
Ao criar um conteúdo que seja único e cada vez mais autêntico em sua área de atuação, você pode crescer de forma forte diante desse público, fazendo com que eles conheçam a personalidade por trás da estratégia de marketing, tornando a sua advocacia mais humanizada e ajudando esses possíveis clientes a confiarem em você.
Pense no TikTok como uma estratégia de marketing a longo prazo, como o SEO. Dessa forma você tem em mente que nem todas as pessoas que virem os seus vídeos irão imediatamente converterem em novos clientes.
Usar essa plataforma é uma forma de se manter preso na memória dos seus seguidores, para então, quando houver uma necessidade jurídica em suas vidas, o primeiro pensamento deles será você.
Mas, antes de cair de cabeça em cima dessa estratégia, avalie o seu escritório, sua estratégia de marketing, e claro, o seu tempo livre, já que pra criar um conteúdo autêntico você precisa de tempo para deixar sua criatividade rolar.
Questione-se, o TikTok faz sentido com o meu estilo de advogar? Isso pode me beneficiar? E pronto, quando você estiver pronto para responder essas perguntas, vai saber se vale ou não vale a pena para você.
Como baixar o TikTok?
O TikTok é um aplicativo, ou seja, você pode encontrá-lo na loja do seu celular e fazer o download por meio deste, como no caso do sistema Android, você pode baixar o TikTok pela Google Play.
Mas você também pode baixá-lo no computador ou até mesmo no tablet. Basta acessar a loja, como a Microsoft Store, e finalizar o download do app.
Conclusão
Bem, como você já deve ter observado, o TikTok está crescendo gradativamente no meio digital, se tornando uma das plataformas mais acessadas mundialmente.
Hoje em dia, uma das principais dúvidas dos profissionais do direito e profissionais do marketing é, vale a pena investir nessa plataforma?
A resposta pode variar de acordo com a sua advocacia, a sua atuação no mercado e os seus objetivos, avaliando tais pontos você pode chegar a uma conclusão que beneficie você, seus sócios e a sua advocacia.
Espero que tenha gostado desse conteúdo. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário. Até breve!
Podemos ajudar?
Somos uma plataforma de tecnologia jurídica registrada no CNPJ nº 49.165.270/0001-70. Conectamos pessoas que precisam da Justiça a advogados nas mais diversas áreas do direito.
Quer encontrar um especialista em seu caso? Clique aqui e nos permita ajudá-lo(a), conhecemos os melhores advogados do Brasil.
Nossa sede fica em Curitiba mas estamos presentes em todos os Estados do Brasil, conectados com advogados especialistas em mais de 128 causas e áreas do direito.
É Advogado e gostaria de ajudar clientes a obterem seu benefício nas especialidades acima? Conectamos anualmente mais de 328.000 pessoas que precisam da justiça! Fale com a gente e faça parte da nossa comunidade de Advogados especialistas.