SEO na advocacia é bom? Entenda o conceito e as melhores estratégias para fazer com que o seu escritório decole!
- SEO na advocacia: o que é?
- Palavra-chave, qual a sua importância no planejamento?
- SEO é bom? Qual a sua relevância atualmente?
- O que é Black hat SEO?
- O que é White Hat SEO?
- Como funciona o SEO onpage?
- E o SEO off-page?
- O que um conteúdo perfeito precisa ter?
- X ferramentas específicas para SEO
- Qual a importância da análise de resultados?
- Leads, o que são e como conseguir?
- Tráfego orgânico realmente importa?
- Como conseguir mais tráfego para o site com SEO?
- Estratégias de SEO que todo advogado precisa saber
- Conclusão
O conteúdo é uma das maiores fontes de conhecimento hoje em dia, ele pode ser trabalhado em diversos formatos, como em texto para um post no feed do Instagram, um vídeo para o YouTube ou até mesmo um artigo para um blog.
E, assim como ele pode ser trabalhado em diversos formatos e tamanhos, ele também pode ser trabalhado em diversas plataformas, como as redes sociais, o site do escritório, um blog pessoal ou até mesmo um blog de notícias.
A informação é a nossa maior forma de conhecimento, e essa informação é trabalhada por meio dos conteúdos. Mas afinal, como funciona o processo de distribuir esses conteúdos e entregá-los ao público correto?
Hoje em dia muitos profissionais do direito começaram a investir em estratégias mais focadas no Inbound Marketing, que é atrair clientes e leads por meio de conteúdos relevantes e de qualidade.
Porém, apesar de acharmos que só por ser um conteúdo ele vai fazer sucesso, isso não está completamente certo, já que se o seu conteúdo não mostrar valor, ele não será interessante.
E o que vem a ser um conteúdo que entrega valor? Tenha em mente que quando uma pessoa pesquisa por algo no Google, ela não quer ler um conteúdo muito extenso para no fim não ter a sua dúvida respondida.
E é isso o que chamamos de valor em um conteúdo, ele precisa ser assertivo, relevante, ter qualidade, e claro, responder à dúvida do usuário, para que o mesmo veja valor em seu conteúdo e se sinta satisfeito com a leitura.
Desta forma, a chance desse usuário criar um vínculo de confiança com a sua marca é bem maior, ele vai se sentir confortável e vai te ter marcado em sua memória, é dessa forma que muitos profissionais do direito constroem sua autoridade no mercado jurídico.
Mas, apesar de parecer um processo fácil, esse processo é mais simples na teoria do que na prática, já que, mesmo que você produza um conteúdo excelente, nem sempre o usuário conseguirá te encontrar, claro, isso se o seu conteúdo não estiver otimizado da forma correta.
Essa otimização é feita por meio do SEO, e é sobre isso que iremos falar hoje. Então, pegue papel e caneta e aproveite o conteúdo.
SEO na advocacia: o que é?
Caso você ainda não conheça essa estratégia, o SEO é conhecido como Search Engine Optimization, em tradução livre, otimização dos mecanismos de buscas.
Mas o que isso significa? Pois bem, os mecanismos de busca são nada mais do que o Google ou o Bing, ou seja, ferramentas que utilizamos para fazer buscas na internet.
E, o SEO é uma estratégia voltada para a otimização de conteúdos nos mecanismos de busca.
Isso é essencial para o sucesso do seu conteúdo, pois, mesmo que você desenvolva um conteúdo excelente, ele pode não ser encontrado pelos usuários e por seu público-alvo desejado.
Você já ouviu falar de algoritmo? Certo, o Algoritmo é aquele que irá determinar a relevância do seu conteúdo para ser entregue aos usuários, e, caso o seu conteúdo não respeite algumas “regras”, ele não será recomendado.
O foco das pessoas que trabalham com conteúdos na internet , especialmente conteúdos voltados para os mecanismos de busca, como o Google, é estar no topo da plataforma, ou seja, ser um dos primeiros colocados em seu ranking de recomendações de conteúdos.
E isso só poderá ser alcançado por meio de um bom SEO, ou seja, uma boa otimização do seu artigo para que ele se enquadre nos padrões de qualidade da plataforma e seja de fato recomendado aos usuários.
Apesar disso, precisamos ter em mente que o algoritmo está em constante atualização e o que fez sentido há alguns meses atrás no SEO, pode não fazer sentido daqui a alguns meses.
Assim como no marketing, não chegaremos em lugar nenhum sem atualizarmos nossas estratégias e fazermos testes para alcançar um outro patamar de qualidade.
Afinal, precisamos pensar no processo de leitura de cada usuário, onde a otimização do conteúdo ajuda a tornar o texto mais simples e acessível para cada um.
Além disso, você também vai precisar de uma palavra-chave relevante e com um bom volume de buscas para conseguir se destacar nessas plataformas.
Palavra-chave, qual a sua relevância no planejamento?
Entendemos como palavra-chave aquela palavra que será o foco do seu conteúdo, como por exemplo em um post de culinária com uma receita de bolo de cenoura, a palavra-chave desse conteúdo será “bolo de cenoura”.
E, o seu volume de buscas irá determinar o quão relevante essa palavra-chave será para o seu conteúdo, já que, se essa palavra-chave não tiver um bom volume de buscas, ou seja, pessoas pesquisando, você não vai conseguir ranquear o seu conteúdo na plataforma.
É imprescindível determinarmos um bom foco para o conteúdo, afinal, um bom assunto vai do timing de buscas, da relevância que aquele assunto tem para as pessoas, ou até mesmo se ele é um conteúdo evergreen, ou seja, um conteúdo sem prazo de validade.
Quando você publica um artigo em seu blog, com o passar do tempo ele vai se tornar desinteressante e cada vez menos pessoas irão acessá-lo, porém quando falamos sobre um conteúdo evergreen, o mesmo se mantém “fresco” por muito tempo.
Os conteúdos comparativos, listas, tutoriais, dicas e guias são conteúdos evergreen, ou seja, independente do tempo que se passar, ele vai continuar sendo um conteúdo interessante para diversos espectadores.
E claro, a criação de um bom conteúdo precisa levar em consideração os estágios do funil, ou seja, conteúdos para topo do funil servem mais como conteúdo instrutivos e tirar dúvidas, aquele primeiro contato com o usuário que servirá para apresentar a sua marca a ele.
Os conteúdos voltados para o meio do funil são aqueles conteúdos para um público que já conhece a sua marca e te acompanham, ajudando-o a ser encaminhado para a compra do serviço.
E o conteúdo fundo de funil é aquele conteúdo mais voltado para a finalização da jornada do cliente, ou seja, o conteúdo que irá enviá-lo para a última etapa que é a compra, então normalmente são conteúdos mais persuasivos e focados em prospecção ativa de clientes.
SEO é bom? Qual a sua relevância atualmente?
Apesar do que muitos dizem, o seu conteúdo precisa de otimização caso queira que o mesmo se destaque no Google e entregue para mais pessoas.
Então, o SEO não só é bom como também é necessário para que você consiga se destacar no mercado, para que você consiga atrair mais clientes e apresentar o seu escritório para o seu público.
Hoje em dia um conteúdo que não esteja otimizado não é entregue adequadamente na plataforma, ou seja, mesmo que você tenha um conteúdo incrível, ele provavelmente vai estar abaixo da primeira página do Google.
E, em diversos testes que realizamos constantemente, um conteúdo que não está bem posicionado no Google, ou seja, um conteúdo que não esteja na primeira página do Google, não terá destaque na plataforma, muito menos será acessado pelos usuários.
Isso porque, muitos dos usuários não acessam conteúdos que estejam após a segunda ou terceira página de resultados, e isso pelo fato de já terem encontrado conteúdos que esclarecem as suas dúvidas na primeira ou segunda página, e também pelo mito de que os sites após a segunda ou terceira página não são seguros.
O que é Black Hat SEO?
Há algum tempo atrás o SEO era mais simples do que é hoje, isso se dá ao fato das atualizações dos algoritmos dos mecanismos de busca.
Então, repetir a palavra-chave diversas vezes durante o conteúdo era o mais adequado e te ajudava a crescer mais na plataforma, porém o texto se tornava mais pesado, cansativo e robotizado.
E, a intenção dos algoritmos atuais é mudar essa forma robotizada dos conteúdos, já que ao construirmos um texto estamos falando com seres humanos e precisamos nos adequar na forma de nos comunicarmos com eles para conquistar a sua atenção.
E nisso, podemos citar o Black Hat SEO, que se trata de técnicas agressivas de SEO que não seguem os padrões e regras dos mecanismos de busca, como o Google ou Bing.
Essas técnicas tem como objetivo obter resultados grandes em em pouco tempo de utilização, porém correndo o risco de receber punições e restrições dessas plataformas.
O que é White Hat SEO?
E, apesar de utilizar técnicas de Black Hat ser mais fácil de alcançar bons resultados, mesmo burlando regras e diretrizes, os algoritmos mudam e se adaptam para bloquear esses tipos de ações.
O que nos leva às técnicas White Hat SEO, que é um termo muito utilizado para denominar as técnicas “brancas”, isso é, técnicas inofensivas e recomendadas pelos buscadores, como o Google.
Conteúdos seguindo diretamente as técnicas White Hat SEO não correm risco de burlarem tais regras, e não faz com que o seu domínio seja punido.
E claro que, quando produzimos conteúdos para a internet, a intenção é crescer no meio digital, conquistar o seu público e se tornar uma autoridade na sua área de atuação, e caso você utilize estratégias são recomendadas para ter resultados, você pode ficar com uma imagem negativa nas plataformas e para os usuários.
Como funciona o SEO on-page?
Existem muitas formas de se fazer SEO, porém todas essas formas só darão resultado caso você as faça corretamente, e isso nos leva ao SEO on-page.
Contextualizando, SEO on-page são todas as estratégias de otimizações feitas dentro de uma página, ou seja, o seu conteúdo.
Essas ações podem ser tanto referentes ao conteúdo em si, como por exemplo as palavras-chave inclusas no título e nos subtítulos, otimizações das imagens adicionadas no conteúdo com ALT e legenda, meta-tags e até mesmo a escolha da URL mais adequada.
E para que servem essas otimizações? Pois bem, as otimizações on-page são feitas para que o Google entenda com exatidão do que se trata o seu site, passa assim poder recomendá-lo para o público mais adequado ao seu segmento.
Esse tipo de otimização também ajuda a deixar o seu texto mais fruído e assertivo, onde, incluindo a palavra-chave nos títulos e subtítulos ajuda com que o conteúdo seja entregue mais facilmente.
E o SEO off-page?
Sendo mais específico, o SEO off-page é referente a tudo o que acontece fora da sua página, portanto, fora também do seu site.
O SEO off-page é uma ótima estratégia para que os buscadores, Google, identifiquem o que os outros domínios pensam sobre você, desta forma ajudando a melhorar o seu ranqueamento na plataforma.
Alguns pontos relacionados ao SEO off-page são:
- Backlinks
- Autoridade do domínio
- Sinais sociais
- SEO local
E, caso você ainda não tenha entendido a sua importância, tenha em mente que o SEO off-page é essencial para fazer com que o seu escritório seja melhor posicionado no Google, gerando então mais tráfego e vendas para você.
Afinal, menções em outros sites e links em sites parceiros e concorrentes são muito bem vistos pelo Google, afinal, isso ajuda a evidenciar que os conteúdos que você produz são de fato relevantes e que você é uma referência para outros sites e usuários.
O que um conteúdo perfeito precisa ter?
Um conteúdo perfeito não se define apenas pelo tema abordado, apesar de o mesmo ser de extrema importância para os bons resultados.
Entretanto, outros fatores são essenciais para que você consiga tais resultados, como uma boa estrutura, abordar a pergunta certa no momento certo, e claro, o tema certo.
Além disso, um bom conteúdo é valorizado pelo volume de buscas que a sua palavra-chave foco tem nos buscadores, Google. Onde, imagine que a palavra-chave escolhida por você é fraca e sem buscas, o seu conteúdo não irá ranquear bem.
Além disso, você precisa entregar valor e ser assertivo, o Google e demais buscadores, como o Bing, não irão recomendar o seu site e o seu conteúdo caso você não entregue as informações que propõe, como fake news, por exemplo.
Você precisa ser verdadeiro, e claro, assertivo, sem muita demora para entregar aquilo que o usuário busca, já que caso você demore demais, o usuário pode desistir e encontrar a informação mais fácil na concorrência.
Pense que o seu conteúdo será aquele que irá trazer mais clientes e leads para o seu escritório, é ele que vai te ajudar a se desenvolver melhor no mercado, que é o caso para aqueles advogados que buscam gerar autoridade no digital.
O marketing na advocacia, assim como o marketing jurídico, tem como foco aumentar a autoridade dos profissionais do direito no meio digital sem que o profissional infrinja o código de ética da OAB no processo.
E, caso você não saiba elaborar bem os seus conteúdos, você pode acabar afetando negativamente o seu desempenho e posicionamento no digital.
Então, em resumo, para você desenvolver um bom conteúdo, você precisa:
- Utilizar uma palavra-chave relevante;
- Estruturar bem o seu conteúdo;
- Pensar em estratégias de prospecção para o conteúdo;
- Utilizar técnicas de SEO, on e off page, para o conteúdo;
- Pensar em um tema relevante;
- Considerar a jornada do cliente no processo;
- Ser assertivo e preciso.
4 ferramentas específicas para SEO
SEO pode parecer bem complexo, por isso é essencial que o profissional tenha uma ajudinha de algumas ferramentas para conseguir alcançar os seus objetivos.
Google Analytics
Essa é uma das ferramentas mais conhecidas no Marketing Digital para estratégias de SEO. Onde, ao conectar essa plataforma ao seu site você terá acessos a diversas métricas para a análise de tráfego e desempenho.
O Google Analytics é uma ótima ferramenta para ver os dados sobre a sua audiência, o número de visualizações mensais no seu site, quais as páginas mais visualizadas no seu blog, além de mostrar a sua taxa de rejeição e outras informações importantes para realizar estratégias.
Google Search Console
E, pra mostrar que ele está com a bola toda hoje em dia, a segunda ferramenta também é do Google, um dos maiores e mais conhecidos dentre os mecanismos de busca que conhecemos e utilizamos hoje em dia.
Agora, falando um pouco mais sobre a ferramenta, ela tem como objetivo principal diagnosticar e detectar problemas de SEO em suas páginas na web.
Essa ferramenta permite que você saiba em qual posição o seu site está ranqueando no Google, além de permitir analisar quais as palavras-chave que podem gerar mais resultados para o seu escritório.
Além disso, o Search Console disponibiliza mais dados para suas análises, como:
- Cliques;
- CTR;
- Impressões;
- Posição média no Google;
- Saúde do seu site;
- Indexação das suas páginas no Google;
- Linkagem externa (links da sua página com sites parceiros);
- Dados de desempenho de vídeos do seu site.
SEMRush
O SEMRush é uma das melhores ferramentas voltadas para o SEO, sendo destacada como a melhor em muitas pesquisas já realizadas, já que a ferramenta é bem completa e destaca muitos pontos importantes.
Ele é destacado como uma ferramenta para otimizações inteligentes para os conteúdos, ele não só avalia o desempenho do seu site, como também destaca suas falhas, posições e palavras-chave.
Sua função de análise verifica os conteúdos e sugere as melhores palavras-chave para serem usadas durante a produção do seu texto, ou seja, ele irá analisar os elementos do seu texto, como o título do artigo, uso de H1 e H2, examina links internos e externos, dentre demais funcionalidades.
Ubersuggest
Sendo ele a quarta e última ferramenta da nossa lista, o mesmo foi criado por Neil Patel, um especialista renomado na área do Marketing Digital.
E a utilização dessa ferramenta é muito simples, onde, basta você escrever a sua palavra-chave na barra de pesquisas e a ferramenta irá trazer as melhore sugestões de palavras-relacionadas e as melhores ideias de conteúdos.
Além disso, destacamos nos tópicos acima a importância de escolher as palavras-chave com mais volume de busca, e uma das funcionalidades dessa ferramenta é exatamente isso, verificar o volume de buscas das palavras-chave, seu nível de concorrência, e para tráfego pago e campanhas, o seu custo por clique.
Qual a importância da análise de resultados?
Toda estratégia de marketing passa por etapas muito importantes, como o planejamento, estruturação, implementação, e claro, a análise de resultados.
No caso, desenvolver uma estratégia, implementá-la e não analisar os seus resultados, não é a forma certa de conseguir o sucesso ou alcançar o seu objetivo profissional.
Podemos ver que no mercado e no meio digital, nem toda estratégia vai dar certo, algumas delas podem alcançar o público-alvo desejado, assim como outras podem ser um completo fracasso para o profissional.
Muitos profissionais no marketing são completamente focados em pensar em novas estratégias, desenvolvê-las, aplicá-las e analisar os resultados, e independente do rumo que o mesmo siga, eles seguem em frente para o novo projeto.
E não estão errados, já que se olharmos por um ponto de vista específico, ficar sempre parado e fazendo mais do mesmo, pode não te levar a lugar nenhum.
E é isso o que de fato dá certo no marketing.
As campanhas no marketing são pensadas da mesma forma, onde, são realizados muitos testes pelos profissionais para entenderem a forma como o seu público-alvo se comporta diante daquele anúncio, dessa forma você consegue implementar outras estratégias.
Tenha em mente que erros são sempre bem vindos, assim você consegue analisar o que foi feito, por que deu errado, e o que fazer para mudar suas ações e procurar alcançar o objetivo com essas mudanças.
Leads, o que são e como conseguir?
Se você acredita que, quando o usuário se torna um lead do seu escritório, automaticamente ele se torna um cliente, você está completamente enganado.
Primeiro, vale esclarecer que a jornada do cliente com o seu escritório é composta por diversas etapas, onde o seu relacionamento com esse usuário começa bem antes de você de fato conversar com ele.
O relacionamento entre o cliente e o advogado começa quando a pessoa pesquisa no Google, ou qualquer outro buscador, como o Bing, sobre uma dúvida jurídica, e assim que ele começa a conhecer os seus conteúdos, esse relaciona meto começa a se estreitar.
Quando aquele usuário conhece o seu site, nós costumamos chamá-lo de visitante, e, após encontrar a informação desejada, o layout do seu site precisa encaminhar aquele usuário para a conversão, e quando ele deixa um meio de contato em troca de algo (como informações, conteúdos exclusivos, etc), ele se torna um assinante do seu site.
É a partir desse ponto que você começa a nutrir esse visitante e o transforma em um lead do seu escritório.
Então, o lead é aquele visitante que converteu no seu site, landing page, campanha, etc, para então receber informações relevantes guiando-o para o seu destino final, que é se tornar um cliente.
Caso ainda esteja em dúvida, conseguir 30 novos leads para o seu escritório não quer dizer que esses 30 sejam clientes, eles são apenas visitantes que querem receber seus conteúdos, e é a partir daí que você precisa trabalhar para nutrir esses leads e convertê-los em clientes.
E, uma das melhores formas de conseguir mais leads é por meio de campanhas, conteúdos para blog, redes sociais, banners para blogs, e claro, landing pages focadas na conversão.
Tráfego orgânico realmente importa?
A resposta para essa pergunta é: sim, claro!
O tráfego orgânico é tão importante para o seu escritório e suas estratégias de marketing quanto o tráfego pago.
E, esclarecendo esses termos, o tráfego orgânico se refere as formas de atrair clientes de formas orgânicas, ou seja, conteúdos, posts, vídeos, etc. Já o tráfego pago são as estratégias que envolvem um certo investimento do escritório em plataformas pagas, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, dentre outras.
O tráfego orgânico é muito apreciado no marketing, já que o processo de conseguir gerar esse tipo de tráfego para o seu site requer muito tempo, planejamento, otimizações, e claro, paciência.
Essa estratégia é focada no longo prazo, então se o seu foco é conseguir clientes de um dia para o outro, o tráfego orgânico não é a melhor opção de investimento, já que a previsão de resultados para essas estratégias vão de 6 à 10 meses.
E, quanto maior for o seu tráfego orgânico, mais autoridade você terá no Google, então é uma estratégia que vale o investimento.
Como conseguir mais tráfego para o site com SEO?
Sendo direito, a resposta sempre será otimização, já que é disso que se trata o SEO.
Você precisa desenvolver conteúdos e pensar em otimizá-los de forma adequada para no fim, eles trazerem mais tráfego para o seu site, então pense em otimizações.
Essas otimizações precisam ser tanto on-page, que leva em consideração as palavras-chave, títulos, tags, meta-tags, URL, dentre outras questões.
E também é necessário pensar no SEO off-page, que vai te ajudar a ter mais autoridade no Google ou demais buscadores.
Não tenha aquele pensamento de que você consegue chegar onde quiser sozinho, já que para você aumentar a sua autoridade no Google você precisa estreitar relacionamentos e estabelecer parcerias.
Estratégias de SEO que todo advogado precisa saber
Aqui vão algumas dicas de estratégias que você PRECISA saber, sendo ou não iniciante no SEO do seu escritório, então pegue o seu bloquinho e aproveite:
- Pense e crie seus conteúdos considerando palavras-chave primárias e secundárias;
- Seja prático na criação de URLs, busque deixá-las curtas e descritivas;
- Busque parcerias de backlinks com sites que tenham muita autoridade;
- Formate e estruture os seus conteúdos pensando nos mecanismos de pesquisa;
- Não se esqueça do título e meta descrição dos seus conteúdos;
- Se uma imagem é muito pesada, remova-a! Não mantenha nada que demore para carregar;
- Use e abuse (com moderação) de links internos e externos;
- Adicione links nos seus elementos gráficos, como imagens, por exemplo;
- Aumente o número de palavras dos seus conteúdos considerando o número de palavras da concorrência;
- Crie e publique conteúdos originais;
- Invista em conteúdos com relevância duradoura, ou seja, conteúdos Evergreen;
- Use um checklist para te ajudar na otimização de SEO on-page;
- Estude com atenção a sua concorrência;
- Nunca deixe de aprender sobre SEO.
Conclusão
Já deu pra perceber que investir em SEO é importante, não é mesmo?
Muitos dos sites que deixam essa estratégia de lado acabam não conseguindo alcançar seus objetivos, primários, secundários, ou quaisquer outros, e hoje em dia, um dos maiores objetivos dos advogados é criar autoridade e se tornar referência.
Então, é essencial para o escritório que o advogado invista em Marketing, Marketing digital, Marketing jurídico e suas estratégias, que é o caso do SEO, tráfego pago, tráfego orgânico, etc.
Espero que o conteúdo tenha te auxiliado e caso fique alguma dúvida, deixe um comentário. Foi ótimo ter você por aqui, até breve!
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