Um termo que vem sendo cada dia mais recorrente no nosso dia-a-dia: storytelling.
Simples, mas cheio de significado e importância, que nos faz repensar na forma como contamos nossas histórias, como passamos a imagem que a nossa mensagem tem?
De que maneira nós impactamos as pessoas à nossa volta através da mensagem que contamos e como convencer com a nossa história, é com isso que se preocupa o termo cada dia mais presente em nossas vidas.
Storytelling: o que é?
Essa é uma palavra em inglês composta por outras duas palavras, story, de história e telling de contar. Juntando os dois, temos o famoso termo que nada mais é do que: contando história. Apesar de ser um termo simples e bem direto, a técnica do storytelling é uma verdadeira arte, é necessário contar, desenvolver e por vezes até mesmo adaptar histórias de uma maneira que toque emocionalmente no leitor e se conecte com ele.
Storytelling na advocacia, como fazer?
Planejar e executar um bom storytelling é essencial na advocacia, essa técnica é conhecida por se basear majoritariamente em três tripés importantes: técnicas narrativas, conteúdo narrativo e fluidez. Muitas são as vantagens de um bom storytelling para advogados e escritórios, a primeira delas é chamar e prender a atenção da audiência e a levar para uma jornada com você e a história que está sendo contada.
Por que Storytelling é importante no Marketing?
Em um mundo tão modernizado e informativo, contar uma boa história utilizando boas técnicas para embasar sua narrativa é uma ótima maneira de colocar o seu conteúdo em destaque.
Levar o público em uma jornada
Podemos observar que o storytelling que melhor funciona dentro do marketing, é aquele que tem uma postura bem definida, junto com seus valores, identidade, voz, tom e público alvo.
Isso porque é muito mais fácil para as pessoas se conectarem com marcas que falam diretamente para elas, do que para marcas que conversam com todo mundo. Para chegar no momento em que a mensagem marca quem está escutando, é necessário ter uma narrativa bem conectada, com personagens e ambientes bem definidos, assim você leva seu público junto com você em cada parte da jornada.
Gerar identificações
Utilizar um storytelling forte é tocar em pontos importantes, emocionalmente falando, para quem irá receber essa história, criar uma conexão e gerar identificação com quem irá receber esse conteúdo é essencial, perceber as dores, anseios e necessidades que a história sendo contada pode despertar.
Despertar emoções
Quando o storytelling tem bem marcado sua identidade e posicionamento, não só ele irá conversar com o seu público diretamente, como a história passa a falar por si só, despertando as emoções do público. Isso porque uma vez lançado no mundo, o storytelling passa a ser do mundo, e essa mesma história passa a ser contada diversas outras vezes pelas pessoas que foram tocadas por ele.
O que um bom storytelling precisa conter?
Apesar de não existir fórmula perfeita, os storytellings mais bem feitos seguem alguns elementos em sua construção, iremos nos aprofundar em cada um deles nos tópicos a seguir:
Mensagem
Neste tópico nós temos dois pontos fortes a serem pensados e construídos. O primeiro ponto fala sobre o conteúdo da história e a mensagem a ser transmitida. Já o segundo ponto trata de como essa mensagem é apresentada.
Ambiente
Ter o ambiente bem definido e apresentar características do espaço onde ocorre o evento sendo contado faz com que o público embarque com mais facilidade nessa jornada com você e o ritmo da história flua melhor.
Personagem
O personagem está presente durante toda a jornada do storytelling, será com a ajuda dele que iremos transmitir nossa mensagem. É através dele que chegamos à superação do conflito, portanto é imprescindível criar um personagem forte e psicologicamente complexo, como é na vida real.
Conflito
Aqui temos provavelmente o ápice do nosso storytelling, um evento na nossa história que virá para desafiar o nosso personagem. Se esse conflito for muito simples, é capaz de gerar emoções, mas dificilmente criará uma conexão com quem está recebendo a mensagem.
Por outro lado, se for muito complexo, também pode pesar na hora da identificação. Por isso é importante planejar esse momento de forma que gere identificação e emoção no público, onde eles consigam se identificar com o conflito e mudança que sofre o personagem.
Como não fazer storytelling?
Até aqui acompanhamos dicas de como construir um storytelling de base forte, falamos sobre seus elementos principais e as sensações que uma boa história pode despertar no leitor.
Mas então, o que não deve ser feito durante a construção do storytelling? É justamente sobre isso que falaremos a seguir:
- Histórias romantizadas
Ao suavizar as histórias, acabamos comprometendo o conflito e consequentemente, a conexão do espectador com a história. Se perdemos o ponto de conexão, acaba sendo difícil para quem está recebendo a história se identificar com a mensagem sendo passada.
Aqui é importante lembrarmos de mirar sempre no inesquecível, podemos contar uma história que seja apreciável e mesmo assim, não seja inesquecível. Fugir das romantizações é como um trampolim apontando direto para esse alvo do inesquecível.
- Personagens rasos ou superficiais
Um bom personagem tem seus pontos fortes e fracos, que conversam com a trama que desemboca no conflito. Se o personagem for muito genérico, é difícil o público se identificar e se conectar com sua mensagem, podendo cair novamente em apenas uma história bonita.
- Apresentar a mensagem de forma direta
É importante envolver o seu público, contar sua história, apresentar os ambientes e os personagens, como é o dia-a-dia da sua história, quais são os cenários, as mazelas e bondades que embasam esse enredo. Faça seu público caminhar com você e será muito melhor de transmitir sua mensagem de maneira leve, divertida e eficaz.
Os modelos de contar histórias mais famosos
Existem alguns modelos de storytelling mundialmente conhecidos, com técnicas e formatos diferentes, porém igualmente especiais. Falaremos de alguns deles nos tópicos a seguir.
- O jeito Pixar de contar histórias
O primeiro e talvez mais conhecido, que nos envolve em lindas histórias, com mensagens extremamente tocantes e uma simplicidade sem igual. Vejamos a maneira como se dão essas narrativas:
– Apresentação: Nós somos apresentados ao ambiente, aos personagens e aos acontecimentos cotidianos. A história vai nos amarrando até que o conflito é anunciado.
– Jornada: O conflito abre caminhos para o protagonista, o que sucede uma série de obstáculos e são justamente esses obstáculos que vão moldando o personagem até o momento em que ele se transforma e finalmente resolve o conflito inicial.
– Mudança: A partir da mudança do personagem, somos apresentados a uma nova perspectiva, agora tocada pela resolução do conflito. Essa mudança leva a uma outra rotina do personagem, e é justamente essa mudança que transmite uma mensagem tocante à audiência.
- Joseph Campbell: A jornada do herói
Outra forma de contar histórias que é amplamente aclamado, é o jeito Joseph Campbell, onde temos em foco a jornada do herói, que é apresentada no livro “O Herói de Mil Faces”. Esse é um formato bem próximo do storytelling da Pixar, a diferença é que a jornada é um pouco mais longa, como veremos a seguir:
– Mundo Comum: nos apresentam o mundo do herói, sua rotina, seu ambiente e seus vínculos.
– A Chamada para a aventura: Esse é o momento da história onde o conflito chega para o herói.
– Recusando o chamado: A escolha entre ficar na zona de conforto ou combater o conflito.
– Encontrando o mentor: Aqui é onde algo chama a atenção do herói para a necessidade de resolução do conflito apresentado.
– Atravessando para um novo mundo: O herói está convencido de enfrentar o conflito de frente e parte rumo a essa resolução.
– Inimigos, aliados e testes: Neste momento o herói é colocado a prova, passa por testes, aprende quem são os seus verdadeiros aliados e adquire o conhecimento necessário para jogar o jogo do novo mundo, aqui ele aprende as regras.
– Aproximação: Esse é o primeiro passo de superação, quando o primeiro desafio é superado.
– O trauma da provação: Onde o conflito de maior magnitude é apresentado, esse é o segundo antes da reviravolta, o momento que pode levar à glória ou ao fundo do poço.
– Recompensa: Esse é momento onde a mensagem da história é transmitida, o momento de receber a vitória por ter persistido.
– O retorno: Início do retorno do herói para a sua vida cotidiana inicial.
– Ressurge o herói: Como nada é tão simples, esse é o momento de utilizar a recompensa alcançada durante o novo teste que se impõe.
– Retornando com o elixir: O herói finalmente retorna, mas não está sozinho, agora ele contém o elixir que mudou sua vida, e é capaz de mudar a vida de todos a sua volta.
Como escolher a forma de conteúdo?
Quando contamos uma história é importante que exista a preocupação de como contar essa história. Existem algumas formas de conteúdo que podem ser aplicadas aqui, o conteúdo pode conter uma forma informativa, de serviço, comunicação ou de entretenimento, como veremos mais detalhadamente a seguir:
Informativo
Começaremos nos aprofundando no conteúdo informativo, o que isso significa? Todo conteúdo pode ser informativo, mas para que esse conteúdo tenha sucesso é preciso que o conteúdo realmente seja relevante, só assim o cliente ou espectador irá se sentir em vantagem e será fidelizado como cliente da marca.
Para o conteúdo informativo, é interessante a utilização de palavras-chaves relevantes, assim é possível constatar quais são as maiores dúvidas do público a respeito desse assunto. Além disso, é sempre bom estarmos atentos às novidades que nos cercam, nas redes sociais sempre que acontece alguma mudança, as pessoas pesquisam sobre elas, por exemplo.
Também é importante sempre sinalizar de onde vieram as informações passadas, sinalizar a fonte da qual se desprendeu esse assunto é uma forma de criar embasamento ao seu conteúdo, dessa forma você não só cria uma base sólida, como ganha o coração dos seus locutores pelo cuidado.
Serviço
Outra forma de gerar seu conteúdo é no formato de serviço, nessa forma geralmente começamos com a apresentação, essa é uma maneira de humanizar seu texto e aproximar de quem está recebendo a mensagem. Uma vez apresentado seu serviço, é interessante poder dar uma passeada na metodologia de trabalho, além de indicar profissionalismo, aumenta a sua credibilidade.
Feitas essas duas etapas, explique como funciona o serviço, de uma repassada no passo a passo, essa é uma informação importante para quem deseja contratar o seu serviço. Após esse momento chegamos nas informações, aqui nós iremos dar uma misturinha com um toque de conteúdo educativo, assim você levará consciência do valor do seu serviço, bem como benefícios, para quem se interesse por ele.
Uma dica valiosa aqui é explorar as dúvidas frequentes, elas podem ajudar outras pessoas a baterem o martelo sobre o seu serviço. Dicas úteis também estão entre as queridinhas do público, selecione e explore temas relacionados ao seu universo de atuação.
Análises aqui serão super bem vindas, com opiniões sua dentro de temas da sua área, assim você também irá aumentar sua autoridade no mercado. Uma outra dica legal que cabe nesse formato de serviços são os depoimentos, fale com os clientes, percebam o que tem funcionado, e o que nem tanto. Perceba o que pode ser utilizado e exposto para outros potenciais clientes.
Por último, mas não menos importante, as duas últimas dicas para esse formato de conteúdo: conte histórias do seu dia-a-dia, lembre das técnicas do storytelling e explore sempre tudo que a história puder te dispor em nível de interesse do público. Por último as ofertas, não seria nem necessário explicar as ofertas, não é mesmo? Todo mundo ama uma oferta, ainda mais quando entendemos a importância de um serviço na nossa vida, conseguir isso por um valor menor é quase como um presente!
Comunicação
A forma de comunicação dos conteúdos é algo leve e uma linguagem próxima, aqui vale a pena inovar, fazer diferentes tipos de conteúdo que inovem no formado e em como passar essa mensagem. Esse tipo de conteúdo permite o uso da multimídia, vale vídeo, áudio, meme, figurinha, tudo que possa tornar seu conteúdo mais atraente e inovador cabem nessa forma de comunicação.
Aqui também cabem o texto-blog, infográficos e notícias, essa é uma forma mais direta e criativa de dialogar com seu público, Muitas vezes também é um texto mais rápido e objetivo, o mais legal dessa forma de criar conteúdo é poder explorar a criatividade.
Entretenimento
Essa é a forma que mais encanta os espectadores, é claro que o entretenimento aqui não é apenas para diversão, o conteúdo sempre precisa ser relevante. Antes de criar o conteúdo é sempre importante mapear os gostos do público alvo e criar algo que faça sentido no seu nicho.
Os seus valores e percepções será o que desembocará em boa estratégia, o entretenimento que encanta é uma grande tendência de mercado, porém para que o seu conteúdo viralize e seja importante é sempre necessário uma pesquisa antes, para que realmente impacte a vida de quem está consumindo esse conteúdo.
Storytelling: exemplos
É sempre bom aprender com o que já deu certo, não é mesmo? Pensando nisso separamos um top 3 casos de sucesso de storytelling para que nós analisemos juntos o que deu certo e como cada uma dessas histórias embalaram o telespectador dessas mensagens.
- Always like a girl
Começando pelo caso Always: Like a Girl, essa foi uma campanha lançada em 2014, mas que continuou ressoando nos anos seguintes, pelo simples fato de realmente representar o sentimento de muitas mulheres, foi isso que causou uma conexão tão forte das pessoas com a campanha.
Essa campanha da Always ressignificou uma frase bem pejorativa “você está fazendo isso como se fosse uma menina” em algo bom, leve e potente. Aqui nós podemos observar a importância do ambiente que o storytelling se passa, isso porque a forma como elas ressignificam essa frase foi com imagens de mulheres em diversas atividades.
A mensagem que causou grande impacto nesse caso foi a de que as mulheres podem fazer o que elas quiserem fazer, e nada pode impedir que assim seja, nem o machismo e muito menos o fluxo menstrual.
- Dove: retratos da beleza
Nosso segundo caso de sucesso é da Dove em Retratos de Beleza, essa era uma proposta que se dava pela descrição. Um grupo de mulheres foi desafiado a se descrever para um artista, os detalhes mais comuns mencionados eram as rugas e pintas.
Em seguida, essas mesmas mulheres foram desafiadas a descreverem outras colegas do grupo, e o que todos puderam observar entre as duas descrições de retratos foi o quanto as mulheres foram negativas ao se descreverem, em comparação a descrição feita às suas colegas.
Esse momento de constatação entre as descrições, é quando a mensagem da marca se consolida. Um questionamento sobre a autoestima e cuidado com si mesmo, revelando que é sempre importante ter cuidado e bondade ao se apresentar no mundo.
- Heineken: Mulheres também curtem futebol!
O último caso de sucesso escolhido para os nossos grandes sucessos foi o da Heineken, na campanha Mulheres também curtem futebol, aqui temos um tópico cada vez mais debatido e uma ótima bandeira a ser levantada!
O que a história nos conta é que um grupo de homens foram convidados para um evento de cerveja, onde assistiram à final da Liga. Mas para conseguirem chegar à concretização desse convite, precisam convencer suas acompanhantes a irem no mesmo dia e horário para um SPA.
Julgando ser uma tarefa muito fácil, eles topam o desafio. O que ninguém esperava é que na verdade o convite era para assistir a final da Liga ao vivo, em Milão. Essa campanha levou o nome The Cliché e divertiu muitas pessoas com esse senso comum de que mulheres não gostam de futebol, quando na verdade esse já é um tópico para lá do passado.
O que essas três histórias têm em comum? Um ambiente e público bem definido, bem como seus personagens que são psicologicamente bem construídos, o conflito e uma resolução que realmente mexe com as emoções do público que recebe essas grandiosas e valiosas mensagens.
É essa a magia das histórias, boas contações de história nos fazem viajar, nós embarcamos em uma viagem sem saber para onde estamos indo, e muitas vezes nós nos deparamos com conflitos e superações que conversam com os nossos medos, anseios e necessidades do dia-a-dia. É essa conexão que nos move.
Conclusão
Não importa qual a história que você está desenhando para o público, crie bases para que essa mensagem ecoe na vida de quem está recebendo. É apenas através das emoções que conseguimos acessar as dores e necessidades das pessoas, criando assim uma real identificação com a mensagem que estamos transmitindo.
Planeje uma jornada próxima, crie uma vista para quem está acompanhando a mensagem, lembre-se sempre que o ambiente e o personagem são essenciais para uma mensagem forte e tocante!
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