Quando falamos em Facebook para advogados, muitos que estão começando a investir em marketing jurídico têm a mesma dúvida: Uso o meu perfil pessoal para divulgar o meu escritório de advocacia nas redes sociais ou começo uma página exclusiva para o escritório?
Como especialistas em marketing jurídico trazemos algumas vantagens e desvantagens das duas opções para você fazer a sua escolha. O conteúdo foi baseado no vídeo É melhor uma página para o escritório ou a minha pessoal?, disponível em nosso canal no YouTube.
Página do Escritório ou “Company Page”
Antigamente quando a gente começava uma página corporativa no Facebook a possibilidade de alavancar o número de seguidores de maneira orgânica era muito maior. Atualmente o conteúdo entregue, de maneira orgânica, para páginas corporativas no Facebook (como exemplo) fica em torno de 0,3%. Ou seja, se você tem mil seguidores, que para um escritório de advocacia é um número expressivo, você terá aproximadamente 3 pessoas acompanhando o seu conteúdo organicamente, sem investimentos em posts patrocinados.
Por isso, se o seu escritório de advocacia está começando uma estratégia de marketing jurídico do zero, a primeira pergunta que eu faria é: meu escritório precisa estar no Facebook e/ou Instagram? Para responder essa questão é simples, basta entender o seu foco, seja ele direito empresarial ou tributário e a partir daí criar a sua persona, ou seja, o seu público-alvo, o cliente que você quer atingir e por fim, descobrir qual rede social ele usa.
Caso seu cliente não esteja no Facebook, busque outras alternativas como o Linkedin, o Youtube e até plataformas de Podcast. Isso pode te custar muito menos e ter um resultado mais rápido para o seu posicionamento nas redes sociais.
Mas, se o seu cliente está no Facebook, ainda vale a pena sim garantir a sua presença nesta plataforma, uma vez que muitas pessoas pesquisam a reputação de negócios e advogados na rede social como uma forma de referência para o negócio. Neste cenário, caso você não possua verba para posts patrocinados existe a opção do perfil pessoal.
Perfil Pessoal
É comum o advogado já ter muitos contatos/amigos no seu perfil pessoal das suas redes sociais, com isso o número de entrega de conteúdo orgânico no perfil pessoal é muito maior em comparativo as páginas corporativas. As redes sociais entendem que as pessoas que acompanham os perfis pessoais curtem e comentam as publicações, têm interesse por àquele conteúdo e assim o algoritmo da rede social utilizada tende a mostrar mais esse conteúdo para elas.
O que você irá publicar faz toda diferença!
Aí que está o pulo do gato, e a dica que temos pra você é, se você é uma pessoa que gosta de entrar em debates e dar sua opinião política e religiosa, cuidado! Esse comportamento pode causar algum ruído com o cliente, pois existem muitas contrariedades de ponto de vista. Por outro lado, se você só publica imagens de sua família e notícias relacionadas a sua profissão ou ao seu escritório de advocacia isso transmite uma imagem tranquila e de credibilidade.
Com isso, fazer do seu perfil pessoal uma página corporativa é o melhor caminho a curto prazo. Muitas empresas, inclusive, têm criado uma personalidade para representar o negócio. Como por exemplo, na 3MIND, eu Guilherme Barbosa sou o porta-voz da empresa na maioria dos canais.
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