Muitos advogados ainda temem receber advertências da OAB por quebrarem o código de ética ao divulgar seus serviços on-line. Como especialistas em marketing jurídico trazemos aqui algumas dicas para divulgar cases de sucesso do seu escritório de advocacia, respeitando os limites do código de ética da OAB. O conteúdo tem como base o vídeo Divulgação de case de sucesso por escritório, como fazer?
CUIDADO COM A INFLUÊNCIA
O código de ética da OAB proíbe que sejam usados nomes ou logotipos de clientes em peças publicitárias ou conteúdos informativos dos escritórios de advocacia. Isso porque ter em sua carteira de clientes grandes marcas pode influenciar o consumidor. Com isso entende-se que não é proibido divulgar o seu serviço, mas é preciso ter cuidado para não gerar uma influência com o conteúdo.
No formato “tradicional”, recomenda-se divulgar os cases de sucesso do seu escritório de advocacia usando o nome da pessoa física do cliente. Para isso, você pode inclusive aproveitar um comentário positivo que ele tenha feito a respeito do seu serviço, principalmente se isso for feito de maneira pública.
Não recomendamos divulgar cases utilizando logotipo, o nome da empresa ou com o nome da pessoa física, caso seja uma pessoa pública, como a Xuxa Meneghel, por exemplo.
Construa o conteúdo do case de maneira informativa, mostrando o que foi feito para obter sucesso no processo, sem entrar em juízo de valor sobre o mérito do seu escritório de advocacia ou detalhes sobre o cliente.
APOSTE NO GOOGLE MEU NEGÓCIO
O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta de marketing jurídico para divulgar os cases de sucesso do seu escritório de advocacia. Ele serve como uma espécie de Trip Advisor, e você pode habilitar um link e estimular seus clientes a registrarem comentários sobre o seu serviço.
Esse tipo de divulgação é extremamente bem-visto por outros clientes, uma vez que, ao buscarem seu escritório de advocacia no Google vão encontrar vários comentários positivos acerca dos serviços prestados. Importante lembrar que habilitando os comentários você também poderá receber feedbacks negativos e isso não é necessariamente um problema, contanto que você sempre responda os comentários e busque solucionar o problema dos clientes com agilidade.
Essa prática de marketing jurídico é permitida pela OAB e ajuda o Google a indexar o seu escritório de advocacia, quanto mais comentários positivos você receber, melhor será sua nota perante o algoritmo do buscador, e quando um usuário procurar: escritório de advocacia em cidade X, você aparecerá entre os primeiros da busca, de maneira orgânica, ou seja, sem ter que pagar o Google Ads.
INVISTA EM STORYTELLING
Por fim, a ferramenta de Storytelling também pode ser usada na sua estratégia de marketing jurídico para divulgar cases de sucesso do seu escritório de advocacia. O storytelling nada mais é do que a habilidade de contar uma história, ou seja, transforme o seu case em uma história de maneira informativa, mostrando cada detalhe do processo, mas sem mencionar o cliente (podendo inclusive criar pessoas “fictícias” na história) e sem valorizar de forma extrema o trabalho do seu escritório.
O conteúdo vai ser visto pelos usuários e futuros clientes como uma jurisprudência, aproximando os seus serviços das pessoas que estão buscando a solução de um problema similar àquele resolvido no seu case de sucesso.
O grande segredo do marketing jurídico é o bom senso, uma vez que esse é o principal parâmetro para se manter nos limites do código de ética da OAB. Evite colocar valores, nomes, logotipos e sempre que ficar em dúvida sobre seu conteúdo não publique, peça uma segunda opinião ou procure um especialista.Gostou das nossas dicas para divulgar os cases de sucesso do seu escritório de advocacia por meio do marketing jurídico? Conta pra gente o que mais você quer saber que podemos preparar um conteúdo sob medida para sanar as suas dúvidas!
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