Para advogados que buscam uma mudança de área ou criação de um núcleo de atuação para o escritório de advocacia, o marketing jurídico pode ser um grande aliado. Nesse momento de transição a primeira pergunta a ser respondida é: como se posicionar nessa nova área do direito?
O primeiro passo para isso é entender quem é o público-alvo dessa área e onde eles estão. Um escritório de advocacia especializado em trabalhista que quer focar em oferecer um serviço específico tributário para startups, por exemplo, precisa mapear onde o empreendedor da startup está e focar sua estratégia de marketing jurídico nesses canais digitais.
Não só nas redes sociais, mas em quais sites de notícias, eventos, entre outros. Escolha canais para criar uma autoridade digital e separe as diferentes especialidades do escritório de advocacia. No Linkedin, por exemplo, você se posiciona como escritório de advocacia especializado em tributário para startups, aí você consegue se conectar com novos empreendedores e publicar conteúdos específicos sobre isso.
Enquanto isso você mantém o foco no Trabalhista em redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo. Isso não vai causar confusão para o seu cliente, pelo contrário, essa estratégia de marketing jurídico vai permitir que você inicie uma nova autoridade digital e comece a captar clientes qualificados para a nova área e com isso equilibre a balança do seu escritório de advocacia, até o momento que os contratos trabalhistas terão o mesmo volume dos contratos tributários para startups.
Você também pode dividir o site do escritório de advocacia por áreas de atuação. Nem todo assunto é comprometedor para o foco do escritório de advocacia. O importante é deixar claro para o cliente que está procurando que o escritório vai resolver o problema dele, isso tem que ficar claro nos seus canais digitais.
Saiba como criar um site de qualidade para o seu escritório de advocacia.
Essa estratégia também ajuda a validar uma área, fazer um teste com uma rede social vai mostrar se o segmento escolhido faz sentido para o seu escritório de advocacia. Vinte por cento do tempo do advogado pode ser dedicado para uma nova área, para esse teste, para planejar um conteúdo, para começar um relacionamento com usuários que buscam esse serviço e com isso o advogado vai plantando um novo negócio. Isso leva tempo, mas após um ano, com certeza haverá algum fruto para ser colhido.
O marketing jurídico pode ser uma ferramenta fundamental nesse processo, e se bem trabalhado, pode ajudar o advogado a mudar de área de uma maneira tranquila, sem prejudicar a área de especialização inicial. Basta ter paciência, constância e um conteúdo de qualidade, como sempre dizemos por aqui!
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