O mercado digital chegou para ficar, só para você ter uma ideia são mais de 100 milhões de buscas jurídicas por mês no Google. Ou seja, o advogado que não tem uma presença digital está perdendo um mercado gigantesco, que só tende a aumentar. Por isso, como maior agência de marketing jurídico do Brasil, a 3MIND disponibiliza um curso gratuito com premissas essenciais para um conhecimento básico das ferramentas do marketing jurídico.
Com base na Aula 2, que traz a base do marketing jurídico digital, desenvolvemos um conteúdo para este post com o intuito de explicar questões fundamentais para compreender a lógica inteligente para estruturação de uma campanha de Marketing Jurídico Digital. Vamos lá?
Conteúdo Jurídico Digital
O primeiro passo para iniciar a produção de um conteúdo jurídico para a internet é entender quais são as buscas jurídicas no Google e a partir daí criar um planejamento sobre quais serão os focos de produção do escritório de advocacia.
Um advogado trabalhista, por exemplo, pode optar por desenvolver um conteúdo com base no tema Redução de Jornada, que teve grande crescimento no número de pesquisas na internet devido a pandemia e as Medidas Provisórias aprovadas pelo Governo Federal.
Existem várias ferramentas e formas de pesquisar no Google a partir de uma determinada palavra-chave do seu nicho de atuação, basta aprender os “macetes” do próprio Google para interpretar os insights do algoritmo e replicar no seu planejamento (além dos insights abaixo, recomendamos assistir a aula do curso para ver as instruções em vídeo).
Entendimento sobre Inbound Marketing
Não basta produzir um conteúdo de qualidade se ele não tiver um objetivo. É nesse momento que entra o Inbound Marketing. Com ele você vai desenvolver uma estratégia que leve o usuário de internet para um funil de vendas, ou seja, quando ele acessar seu conteúdo ele será direcionado para uma jornada na qual o objetivo final é o fechamento de um contrato e a captação de um novo cliente para o escritório de advocacia.
Para exemplificar: você pode iniciar sua estratégia de inbound marketing com:
- Conteúdo de topo de funil: O que é a redução de jornada?
- Conteúdo de meio de funil: Como funciona a redução de jornada?
- Conteúdo de fundo do funil: Como requerer a redução da jornada?
Assim você entrega a informação e vai nutrindo esse prospect para consumir informações do escritório de advocacia e inicia assim um relacionamento com esse possível cliente.
Como identificar a forma que as pessoas pesquisam no Google?
Para entender a forma como esse conteúdo jurídico deve ser produzido é fundamental saber como as pessoas consomem essa informação e algumas ferramentas trazem essa resposta.
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google e você pode comparar combinações de palavras-chaves, tais como: redução de jornada e redução de jornada de trabalho, compreendendo a diferença no volume de pesquisa entre elas. Com a ferramenta você também entende quais são as regiões que utilizam esses termos, assim como as consultas relacionadas que geram outras palavras que estão relacionadas aos termos da pesquisa inicial, bem como o volume de pesquisa de cada uma delas.
Pesquisa no Google
Outra maneira de entender o comportamento do usuário é pesquisar a palavra-chave escolhida, como redução de jornada no próprio Google. Antes de apertar o “enter”, observe que o próprio Google exibe algumas pesquisas comuns por outros usuários, ou seja, ele exibe formas comuns que podem resultar em potenciais clientes para o seu escritório (observe o print abaixo).
O buscador vai mostrar os principais resultados para esse termo e com isso você vai identificar a sua concorrência para alcançar a primeira página do Google. O objetivo do buscador é oferecer a melhor experiência para o usuário de maneira rápida e mais assertiva possível.
No caso da redução de jornada o algoritmo do Google entendeu que as pessoas que buscam esse termo querem as notícias relacionadas a essa palavra-chave, por isso destaca em sua página inicial as principais notícias de veículos de comunicação relacionadas ao tema.
Ao continuar a sua pesquisa, explorando os próximos resultados da primeira página do Google, o buscadores oferece mais um insight para a sua produção de conteúdo jurídico. Ele destaca vídeos que mencionam o tema Redução de Jornada. Isso mostra que os usuários demonstraram interesse em conteúdos jurídicos em vídeo quando buscam essa combinação de palavras.
Caso o advogado decida produzir um vídeo sobre Redução de Jornada é fundamental acessar os conteúdos que o Google destaca e entender quem é o seu concorrente. Veja quantos seguidores tem esse canal, quantos views têm esse vídeo, quantos comentários ele possui e depois entenda o formato, como ele responde os questionamentos do usuário para se tornar relevante digitalmente.
No final da primeira página do Google você encontra algumas outras formas de pesquisas relacionadas ao tema. Com esses insights você pode criar um perfil do usuário e iniciar o processo de criar uma persona para o seu conteúdo. Pergunte-se quem pode estar fazendo essas perguntas para o Google. Quais deles podem ser empresários, quais são trabalhadores, e quais deles tem uma característica mais relevante para ser cliente do seu escritório de advocacia.
Escolha um desses termos de pesquisa que pode ser uma dúvida do seu cliente ideal e jogue novamente na pesquisa do Google. Com isso você vai entender a melhor forma de entregar esse conteúdo jurídico. No nosso exemplo pesquisamos redução de jornada como calcular e percebemos que o Google valoriza o exemplo do cálculo direto como melhor forma de entregar essa informação.
Além disso ele traz diversas outras formas de busca para esse mesmo termo, oferecendo ao advogado ideias de copy para textos em redes sociais, por exemplo.
Você deve estar se perguntando: mas como todo esse trabalho vira negócio para o meu escritório de advocacia? O Rafael, da Ingrácio Advocacia, conta pra gente o case de sucesso dele com marketing jurídico digital no 3MINDCAST. Acesse:
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