É preciso ter planejamento e conhecimento para construir o seu planejamento de marketing digital e com o e-mail marketing não é diferente. Essa é a ferramenta mais barata de marketing digital, uma vez que você já tem os contatos no seu mailing e só precisa planejar o conteúdo a ser entregue para gerar resultados na advocacia. O e-mail não te cobra nada e entrega o conteúdo direto para o destinatário, coisa muito difícil de acontecer nas redes sociais de forma totalmente gratuita.
Como especialistas em marketing digital para advogados, percebemos que existem alguns erros muito comuns que advogados cometem ao enviar o e-mail marketing, por isso essa ferramenta não performa tão bem quanto poderia. Com isso em mente desenvolvemos um conteúdo com dicas práticas para trabalhar o mailing do seu escritório de advocacia de maneira mais eficiente, baseado no vídeo Como gerar negócios a partir do mailing do escritório, disponível em nosso canal do YouTube.
Será que as pessoas realmente não “abrem” mais e-mails?
Essa afirmação é balela, e só é proferida por profissionais que não sabem fazer um bom planejamento de e-mail marketing para ser usado como parte da estratégia de marketing digital para advogados. No entanto, isso não quer dizer que seja fácil (bem pelo contrário), é preciso efetuar inúmeras validações, entregar um conteúdo de valor e ter em mente que o número de pessoas qualificadas no seu mailing fará toda diferença no resultado.
Segmente o seu mailing por grupos semelhantes
Não adianta você enviar um e-mail marketing que não interessa para o cliente e que não vai gerar um possível negócio para o seu escritório de advocacia.
Por exemplo, um escritório de advocacia que tem mais de 3 mil contatos no seu mailing e manda a mesma newsletter semanal para o e-mail de todos esses contatos.
Eis a pergunta que precisa ser respondida – o público do mailing tem o mesmo perfil e enfrenta os mesmos problemas? Será que o assunto da newsletter interessa para todos esses contatos?
Por isso é fundamental ter um mailing segmentado. Olhe para o seu mailing e entenda quem é quem. Separe quem é indústria, por exemplo. Assim você vai enviar um e-mail marketing personalizado com assuntos relevantes e específicos
As pessoas abrem e-mail sim, e gostam de receber informação nas suas caixas de entrada, mas precisa ser interessante, relevante, tem que chamar a atenção. Caso contrário você vai acabar na lista de spam!
Na dúvida não mande o e-mail!
Se você ficar na dúvida se determinado conteúdo vai ou não ser relevante para aquele cliente, não mande. É melhor mandar um e-mail marketing relevante no mês do que um por semana que não vai agradar o destinatário, além de você correr um sério risco de ir parar na lista de “SPAM” do mesmo, fechando uma porta ao invés de abri-la.
Para ter sucesso com o Marketing na Advocacia, é preciso ficar atento aos indicadores.
Voltando ao exemplo inicial, o escritório de advocacia que tinha 3 mil contatos no mailing, estatisticamente entre 10 e 20% são parceiros efetivos e que ligariam para o escritório caso tivessem um problema jurídico.
Então é hora de trabalhar para conquistar os outros 80% que já estão em casa, mas precisam ser reconquistados, e isso pode ser feito via e-mail marketing, com um bom planejamento e uma estratégia de marketing digital para advogados robusta.
É muito mais fácil vender para quem já conhece o seu trabalho do que para que não conhece. Mas para isso é preciso entregar informação de valor e acertar o público com um conteúdo personalizado, que chame a atenção e traga o cliente para perto do seu escritório de advocacia. Invista nesse relacionamento!
Ressignifique as notícias de massa
Uma técnica de marketing digital para advogados que funciona muito bem para e-mail marketing e não é muito difícil de fazer é ressignificar as notícias que saem na mídia.
Hoje todo mundo está ligado no que está acontecendo no mundo e somos impactados por notícias de todos os lados, por isso fala-se muito em fake news. Surfe nessa onda e comente notícias relacionadas a área de atuação do seu escritório de advocacia que podem interessar aos contatos do seu mailing.
Quando sair uma nova MP ou decisão do STF, crie um storytelling, uma jurisprudência fictícia, para explicar para o seu mailing como aquela decisão pode afetar o negócio dele na prática e como pode ser usada para melhorar os processos jurídicos dessas empresas.
Aproxime os contatos do seu mailing do serviço prestado pelo seu escritório de advocacia e gere valor para o seu conteúdo e para o seu know how, mostre como o seu conhecimento é indispensável para o sucesso do negócio dos seus contatos.
E-mail marketing funciona sim, mas tem que saber fazer e dá trabalho! Você concorda? Conta pra gente a experiência do seu escritório de advocacia com o e-mail marketing!
Podemos ajudar?
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