Os direitos dos consumidores são uma questão de grande importância no mercado, tendo que ser respeitado por parte dos vendedores que buscam ter uma boa associação com o seu público, sendo também recompensados por isso.
Isso porque as chances de que um cliente volte a fazer negócios com uma loja depende muito da forma como ele foi tratado durante suas compras. Com a mesma coisa podendo ser dita para uma possível recomendação de tal companhia para outros indivíduos.
O maior problema, principalmente do lado dos vendedores, é o fato desse modelo de comércio não seguir de forma rígida as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor, como se isso só tivesse utilidade no cenário presencial.
Pelo contrário, já que ao contratar um curso de aeromoça online, por exemplo, esse usuário tem direito de receber exatamente o tipo de serviço ao qual ele pagou para ter acesso. Da mesma forma com que acontece no mundo físico quando alguém se inscreve em um curso presencial.
Algo a ser visto com mais atenção por todos os lados presentes em uma transação comercial, seja no mercado físico ou em uma plataforma digital, acompanhando também o crescimento do e-commerce como uma opção forte de mercado.
O crescimento das compras digitais
Na medida com que o acesso à internet vem se expandindo na sociedade, cresce também as ações associadas a essas plataformas, como é o caso das atividades comerciais, com diversas lojas passando a adaptar os seus serviços para o formato digital.
Algo positivo para o consumidor, contudo, por se tratar de um modelo novo, pode resultar também em situações inconvenientes aos clientes digitais, diante dessa ideia de que a internet se trata de um ambiente sem controle por parte dos órgãos de fiscalização.
Cenário a popularizar o termo ‘Black Fraude’, como um apelido jocoso para o evento comercial anual que é a Black Friday. Mas grande parte desses problemas partem também do desconhecimento dos usuários sobre os seus direitos no papel consumidor virtual.
A definir, por exemplo, a sua compra de câmeras de segurança para residência a partir dos seguintes conceitos:
- Tempo de entrega;
- Preço;
- Valor de frete;
- Qualidade do produto ou serviço.
Pontos relevantes para uma compra e que precisam ser respeitados por parte do vendedor, seguindo aquilo que foi acordado entre o cliente e a loja digital em questão. E sobre os direitos dos consumidores dentro do sistema digital, é importante citar sua amplitude.
Direitos dos consumidores na internet
Assim como um cliente possui uma série de direitos ao realizar uma compra no modelo presencial, a mesma coisa também é válida para o setor digital, cabendo ao consumidor correr atrás dos seus direitos caso exista um problema envolvendo os seguintes temas:
Compras internacionais
Assim como a confiança do consumidor passa a crescer em relação às compras digitais, crescem também as vendas internacionais. Sendo possível comprar um vestido diretamente de um exportador na China, encontrado tal produto por um valor muito mais acessível.
O problema surge quando ocorre alguma eventualidade em relação a essa compra, com o cliente dando essa venda como perdida, por não saber a quem recorrer. Em boa parte das empresas a solução é falar com o representante comercial dessa marca no país.
Caso não exista um serviço desse tipo, é importante observar as regras de cada mercado, para saber como agir e se comunicar com essas empresas distantes.
Produtos com problemas
Voltando ao cenário nacional, é possível que existam problemas com o produto comprado, o recebendo de forma danificada ou até mesmo em um modelo errado. Nesses casos cabe à loja oferecer a troca ou o ressarcimento dos valores.
Em alguns casos a companhia pode preferir arcar com um conserto, por isso é importante se comunicar com tal empresa.
Direito de arrependimento
Um direito associado ao modelo digital é o chamado direito de arrependimento, no qual um cliente pode devolver uma compra no prazo máximo de 7 dias após o seu recebimento. Contanto que tal mercadoria não tenha sido aberta ou utilizada, permitindo com que a compra de um presente possa ser trocada, por exemplo, pela venda de ferramentas elétricas, que melhor agradar a pessoa que você busca presentear.
Propaganda transparente
Trabalhar com uma comunicação clara é responsabilidade tanto do mercado físico como digital, pois caso contrário é possível processar tal empresa por propaganda enganosa. Sendo obrigação do vendedor adotar um diálogo esclarecedor em suas vendas, cabendo, nesse caso, por parte do consumidor, informar-se sobre o reconhecimento dessa loja digital em sites de busca de confiança, de forma a garantir uma boa experiência de compra, protegendo seus dados pessoais e bancários.
Pois assim como uma empresa busca recomendação antes de contratar uma assessoria contábil, a mesma coisa deve ser feita com um cliente que pretende negociar com uma loja digital, garantindo o reconhecimento dos seus direitos como consumidor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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