Jornada de dados e métricas para gerenciar mais de 2.400 empresas e 40 eventos

Principais resultados:

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Sobre a empresa

O Masterboard Club é a maior comunidade de conteúdo e networking empresarial do Sul do País. São realizados eventos semanais com foco em transmitir conhecimento sobre os temas que fazem parte dos desafios da jornada empreendedora.

Em paralelo ao conteúdo empresarial, acontecem as conexões estratégicas entre participantes, famoso networking. Na comunidade participam apenas tomadores de decisão nos negócios, principalmente fundadores e sócios das empresas. 

Alguns dados sobre o negócio:

  • Serão mais de 40 edições em 2025
  • Mais de 2550 empreendedores
  • Somados, ultrapassam 1 bilhão em faturamento
  • 156 milhões em negócios mapeado entre os membros
  • Edições com experiências gastronômicas, vinhos e viagens

    Link para o Instagram
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Desafios

Um dos maiores desafios de empresas com o mesmo modelo de negócio do Masterboard (ou semelhante), é a gestão de dados e métricas. Afinal, são mais de 2.400 empresas e mais de 58 segmentos distintos, da indústria ao varejo, de negócios tecnológicos a negócios tradicionais.

A grande sacada na gestão das informações destas empresas, é possibilitar que as características e o momento de cada negócio conecte-se com a solução apropriada.

Exemplo: uma empresa que precisa resolver um problema de pessoas (contratação, cultura, retenção etc.), precisa de uma consultoria especializada, uma empresa de outsourcing de RH, ou quem sabe uma plataforma de gestão de talentos? Eis o dilema, é preciso avaliar diversas informações para ser assertivo na recomendação.

Outro desafio é o gerenciamento dos mais de 40 eventos durante o ano, que vai desde o momento de comunicar os empreendedores sobre as características de cada ocasião (tema, local, horário etc.), confirmar a participação no evento (RSVP), e até mesmo enviar o link das fotos e da lista de participantes presentes.

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Prova de conceito (POC)

A primeira prova de conceito ocorreu através do que os especialistas em IA chamam de ‘RAG’ (retrieval-augmented generation). Na prática, se resume a construir uma engenharia de prompt de forma que ele faça referência a uma base de conhecimento confiável fora das suas fontes de dados de treinamento (internet).

Em outras palavras, utilizamos uma base de informação sobre as empresas e construímos um assistente especializado nas mais de 2.400 empresas (apelidado de Caio), tornando-se a fonte para dialogar com os membros e criar conexões ativas, principalmente conectando desafios e soluções entre empreendedores.

Outra ação implementada foi o conceito omnichannel, padronizando os diferentes canais de diálogo da empresa (whatsapp, redes sociais, site etc.), com a mesma base de conhecimento, ou seja, o Caio, nosso IA especialista 24h por dia sendo prestativo e orientando das mais diferentes formas.

Para viabilizar a POC, foram necessárias algumas ações 360º implementadas em menos de 30 dias, entre elas, destacamos:

  • Geração de demanda (clientes) para validação (tráfego/growth)
  • IA para criação de imagens e vídeos
  • Treinamento de um assistant (IA) especialista nas empresas (RAG)
  • Omnichannel integrando diferentes canais (whatsapp, instagram etc.)
  • Assistant (IA) especialista na qualificação dos convidados;
  • Follow automatizado no whatsapp e demais canais
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Resultados

Durante o processo de validação, com a aplicação do omnichannel utilizando o assistente Caio (IA), foi possível dialogar com mais de 1312 leads (clientes) interessados em saber mais sobre o Masterboard Club. A base de conhecimento através do método RAG foi fundamental para gerar um diálogo que despertasse o interesse do ICP do Masterboard Club – empreendedores com faturamento superior a 5 milhões ano.

O tempo médio de diálogo para qualificar ou desqualificar foi de 12 minutos. Na prática, este tempo seria no mínimo 10x superior sem a utilização de uma IA, gerando um ganho de eficiência em mais de 80%. Convertendo em tempo, foram mais de 262h de economia (comparando com um humano executando a função).

Através do Caio (IA), foi possível obter a presença de 48 empreendedores nos eventos do Masterboard. Destes, 9 tornaram-se membros e passaram a fazer parte do grupo. Ao calcularmos o ROI (retorno do investimento), Caio foi fundamental para gerar mais de (R$ 378.000,00) de receita através dos novos membros.

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O que está por vir

No caso do Masterboard Club, o retorno financeiro (ROI) obtido com a POC justificou o aumento dos investimentos em tecnologia, impulsionando a transformação da empresa em uma “edtech“. Isso abriu novas oportunidades para produtos e serviços, utilizando a base de dados rica em erros e aprendizados de mais de 2.400 empresas.

Observe o impacto das ações em 2025 a partir de alguns números e indicadores:

  • Serão + de 18.000 interações através da IA (omnichannel)
  • Em média, 7% de qualificação – 1.260 potenciais clientes
  • Pouparemos 3.420 horas – aproximadamente 20 meses de CLT
  • Economia de R$ 103.600,00 em mão de obra
  • Expectativa de 54 novos membros através do Caio (IA)
  • Receita nova estimada em mais de 3 milhões
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Conclusão

Projetos como este representam o nosso DNA em estratégia e tecnologia. Gostamos de atuar 360º, executando desde uma simples landing page (front-end) até a fase mais delicada de desenvolvimento e automatizações dos softwares utilizados.

A vantagem das empresas que nos utilizam como um braço estratégico na validação de projetos de desenvolvimento, está principalmente no baixo custo para execução, na rapidez (já fizemos projetos complexos em 45 dias) mas, principalmente, pelo nosso know-how que nos possibilita atuar 360º nos projetos. 

Se o seu negócio não cresce por falta de tempo ou mão de obra qualificada, é hora de conhecer outras formas de acelerar seu crescimento, conte conosco!