Desafio de upsell e dados nos mais de 200.000 pratos vendidos no ano

Principais resultados:

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restaurante
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interações automatizadas
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Sobre a empresa

O Bom Gourmet é o maior festival de gastronomia do País. É uma linha de produto da Pinó, braço de inovação (spin-off) da Gazeta do Povo, um dos principais jornais brasileiros.

Bom Gourmet é sinônimo de tradição e boa gastronomia. Reúne, desde 2015, os principais estabelecimentos e movimenta as cidades por onde passa, tendo um papel fundamental como incentivador dos negócios locais.

Durante o período do Festival Bom Gourmet você conta com os melhores restaurantes da sua cidade, com grande variedade e qualidade, pelas mãos dos chefs mais renomados.

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Desafios

O modelo de negócio do Bom Gourmet consiste em gerar um aumento de demanda para os restaurantes durante o festival. Em Curitiba, Cidade que deu origem ao Bom Gourmet, são vendidos mais de 200.000 pratos em 2 edições durante o ano.

A exemplo de Curitiba, são mais de 74 restaurantes participantes do festival, cada um deles com a sua peculiaridade, dá uma olhada nas principais diferenças:

  • Conceito – bistrô, Steakhouse, Trattoria, Cantina etc.
  • Culinária – Italiana, Árabe, Tailandesa, regional etc.
  • Opções de cardápio – mais de 200 menus disponíveis
  • Variações de serviço – almoço e/ou jantar
  • Localizados em 17 bairros diferentes da Cidade
  • Horário de funcionamento distinto em cada restaurante

Um dos desafios é criar uma forma de comunicação eficiente com os clientes do Festival, ajudando-os a encontrar uma opção de restaurante adequado à ocasião, tais como: preferência de comida, comemorações em geral, jantar romântico etc.

Outro desafio é efetuar a reserva dos clientes de forma integrada aos restaurantes, considerando os mais variados sistemas de reserva, dos mais ‘tradicionais’ (papel e caneta) aos softwares de gerenciamento do setor.

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Prova de conceito (POC)

Na prova de conceito utilizamos ‘RAG’ (retrieval-augmented generation). Na prática, se resume a construir uma engenharia de prompt de forma que ele faça referência a uma base de conhecimento confiável fora das suas fontes de dados de treinamento (internet), neste caso, consumindo toda base de restaurantes e suas peculiaridades

Outra ação é a chamada omnichannel, padronizando os diferentes canais de diálogo da empresa (whatsapp, redes sociais, site etc.) com a mesma base de conhecimento, atuando 24h por dia e orientando das mais diferentes formas.

Para viabilizar a POC, foram necessárias algumas ações 360º implementadas em menos de 30 dias, entre elas, destacamos: 

  • Geração de demanda (clientes) para validação (tráfego/growth)
  • Treinamento de um assistant (IA) especialista nos restaurantes (RAG)
  • Omnichannel integrando diferentes canais (whatsapp, instagram etc.)
  • Automatização entre softwares
  • Follow automatizado no whatsapp entre cliente e restaurante
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Resultados

Do ponto de vista tecnológico, o setor de restaurantes no Brasil é bastante peculiar, temos redes consolidadas com o que há de melhor em tecnologia (softwares, integrações, IA etc.), e ‘cantinas’ ou restaurantes tradicionais de famílias que gerenciam o negócio à moda antiga, ou seja, fazendo pouco uso de tecnologia.

O primeiro resultado observado é o tempo médio necessário para atender o cliente e auxiliá-lo a resolver sua solicitação (dúvidas frequentes, agendamentos e outras informações). O tempo médio é de 12 minutos e, devido à eficácia no tempo de resposta, no funil de novos clientes x reservas, o aumento pode superar 50% em comparação ao formato tradicional de um atendente humano durante o horário comercial pelo WhatsApp.

Utilizando a tecnologia na comunicação com o cliente, haverá um impacto significativo nos dois principais pilares de rentabilidade dos restaurantes:

Receita – com um aumento de 50% na taxa de conversão das reservas, um restaurante que possui 20 reservas diárias (média mensal) e um ticket médio de R$ 150,00 por pessoa (incluindo menu gourmet, bebidas e taxa de serviço), atinge uma receita de R$ 90.000,00 durante um mês de festival. Com o incremento de 50% nas reservas, passando de 20 para 30 reservas diárias (média mensal), há um acréscimo de R$ 45.000,00 no faturamento.

Despesa – a tecnologia se torna mais eficaz ao considerar o desempenho e as ‘condições de trabalho’, já que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de folgas, horas extras ou encargos trabalhistas. Em comparação com um funcionário humano realizando o mesmo trabalho mencionado, é possível prever uma economia média de 70% na folha salarial.

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O que está por vir

Os resultados da POC surpreenderam o Bom Gourmet! Além de poder entregar mais valor para a base de usuários e parceiros, surgiram diferentes oportunidades de upsell que serão validadas ao longo de 2025.

Como consequência, observe o impacto de algumas ações que serão implementadas:

  • 11 Cidades com Festival Bom Gourmet
  • 380 restaurantes atendidos
  • 16.500 leads (clientes) gerados através de growth
  • 11.550 reservas
  • Receita gerada – + de R$ 1.732.500,00
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Conclusão

Projetos como este representam o nosso DNA em estratégia e tecnologia. Gostamos de atuar 360º, executando desde uma simples landing page (front-end) até a fase mais delicada de desenvolvimento e automatizações dos softwares utilizados.

A vantagem das empresas que nos utilizam como um braço estratégico na validação de projetos de desenvolvimento, está principalmente no baixo custo para execução, na rapidez (já fizemos projetos complexos em 45 dias) mas, principalmente, pelo nosso know-how que nos possibilita atuar 360º nos projetos. 


Se o seu negócio não cresce por falta de tempo ou mão de obra qualificada, é hora de conhecer outras formas de acelerar seu crescimento, conte conosco!