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3 Ações Essenciais Para Atrair Novos Clientes na Advocacia

3 Ações Essenciais Para Atrair Novos Clientes na Advocacia

Para os advogados iniciantes ou para os que já estão há um certo tempo advogando, manter uma boa frequência de ações de marketing jurídico é sempre um grande desafio.

Começar um planejamento e “abandonar o barco” no meio do percurso, não é exclusividade apenas dos escritórios menores, vemos diariamente exemplos de grandes bancas que não conseguem manter a frequência e acabam desistindo dos projetos.

Mas afinal, como estabelecer uma rotina que realmente propicie resultados? A primeira definição e, ao meu ver, a mais importante, é estabelecer a cultura de reuniões para debater exclusivamente às ações de marketing do escritório.

Da mesma forma que os advogados se reúnem para dialogar sobre um processo ou assuntos gerenciais do escritório, criar a rotina para tratar sobre ações que propiciem a prospecção de novos clientes de forma recorrente e previsível (falaremos sobre o assunto nos próximos parágrafos), é o primeiro passo para tirar o seu planejamento do papel e começar a plantar os resultados que você irá colher no futuro.

Entre as inúmeras possibilidades de divulgar seu escritório respeitando as regras da OAB, abordaremos três delas que consideramos fundamentais para manter seu funil de prospecção ativo. E, o mais importante, entendendo exatamente o tempo médio de retorno com cada uma das ações:

Retorno à Curto Prazo: Google Adwords para Advogados

Sim, investir em Google Adwords é permitido pela OAB. Pare por um instante e pense: quando você precisa contratar algum serviço ou encontrar um fornecedor, qual é a primeira forma de pesquisa que lhe vem em mente?

Ele mesmo, o famoso Google. Não à toa, 93% das pesquisas mundiais são realizadas na plataforma, o Google tem a missão de não somente fornecer conteúdo de valor, mas, principalmente, resolver o problema das pessoas, conectando necessidades com as soluções, ou melhor, os “solucionadores”, incluindo advogados em diversas áreas de atuação.

Como investir no Google Adwords e obter resultados?

Antes de começar, é importante entender como funciona a ferramenta, nós fizemos um tutorial mais aprofundado de como iniciar os trabalhos no texto como captar 30 clientes em 30 dias, aqui vamos apenas conceituar algumas premissas:

Lance de acordo com a palavra-chave

o Google funciona semelhante a um leilão, dependendo da sua região, os custos das palavras-chave podem oscilar de acordo com o volume de buscas e o valor ofertado pelos outros escritórios concorrentes.

Exemplo – uma forma comum de pesquisa como “escritório de advocacia em Curitiba”, custa em média em torno de R$ 0,72 por clique, ou seja, quem ofertar um valor superior a este irá se posicionar nos primeiros lugares da pesquisa para as pessoas que estão buscando pelo termo.

Valor ideal para dar os primeiros passos no adwords

Após cadastrar-se na ferramenta e obter as primeiras sugestões do Google com as combinações de palavras-chave em sua região, você terá conhecimento do valor médio por clique, conhecido por CPC (custo por clique).

Partindo do princípio de que a média de contatos é de 2% (com base no total de cliques cobrados para levar o usuário ao seu site), tenha em mente o seguinte cenário como exemplo:

Valor da palavra-chave selecionada – R$ 1,00;
Orçamento diário limite – R$ 10,00 (R$ 300/mês);
Quantidade de clientes levados ao seu site diariamente – 10;
Total de clientes em um mês de investimento – 300;
Média de contatos efetivos, clientes que entraram em contato - 300 x 2% = 6.

Obviamente, a conversão destas seis oportunidades dependerá de diversos fatores que estão ligados a necessidade do cliente, disponibilidade de recursos, tempo de resposta do escritório, domínio sobre o tema, entre outros.

Outro fator importante é a qualidade do seu site, tendo uma boa apresentação e informações que fortaleçam sua credibilidade e, principalmente, despertem no cliente a sensação de que o seu problema será resolvido com a contratação do seu escritório. Sem dúvida o percentual de pessoas que entrarão em contato poderá aumentar consideravelmente.

Um exemplo administrado pela 3Mind é do escritório Vosgerau & Cunha, com um site moderno, intuitivo e com notícias divulgadas semanalmente, o percentual de êxito é bem superior à média de mercado.

Detalhe importante – dependendo do seu investimento em Adwords, é comum em determinados dias, que o seu orçamento seja gasto nas primeiras horas e só volte a aparecer no dia posterior.

Sugerimos que você configure a ferramenta e alterne as configurações de entrega dos anúncios quinzenalmente, dessa forma conseguirá encontrar um padrão ideal e manter por um determinado período até que o volume de contatos volte a reduzir.

Sim, você precisará dedicar um tempo mínimo de forma recorrente para ajustar a ferramenta e justificar o retorno do seu investimento em Adwords.

Configurando seu anúncio no Adwords

Para se inspirar na criação do seu anúncio, pesquise no Google utilizando a combinação de palavras-chave que gostaria que o seu escritório fosse exibido, observe a forma de abordagem dos concorrentes e debata com a sua equipe qual delas transmite mais credibilidade.

Uma dica – para encontrar a melhor combinação, crie dois anúncios distintos e divida seu orçamento, dessa forma, nos primeiros 30 dias conseguirá identificar quais dos formatos gerou o melhor resultado de cliques para destinar seu orçamento.  

Retorno à Médio Prazo: Redes Sociais Para Escritórios de Advocacia

Na semana passada publicamos um excelente conteúdo com dicas práticas de como o seu escritório deve explorar as redes sociais. Mas afinal, redes sociais geram resultado para escritórios de advocacia?

A resposta é SIM. Além de fortalecer a sua marca, e neste caso, vale a máxima “quem não é visto não é lembrado”, explorar as redes sociais é importante para lembrar o cliente do seu conhecimento sobre o assunto e da sua disponibilidade para orientá-lo juridicamente.

As redes sociais também ajudam a amplificar o alcance de conteúdos que você publica em seu blog e, principalmente, levam tráfego ao seu site, possibilitando que você estabeleça um primeiro contato e capture o e-mail para fortalecer sua relação posterior com técnicas de Inbound Marketing.  

Por que médio prazo?

Simples, pense por um instante: você procura no Facebook ou nas demais redes sociais por serviços ou fornecedores? Salvo exceções, acredito que “não” seja a sua resposta.

O papel das redes sociais é atrair potenciais clientes no futuro, ou seja, utilizar conteúdos realmente relevantes para atraí-los e, em um breve futuro, tornar-se útil para necessidades jurídicas da sua audiência.

Devo impulsionar meus conteúdos? Sim, se você não tem uma base com milhões de seguidores e deseja que o seu post seja visto pelo seu público-alvo, infelizmente você precisará investir.

Desde que o “Tio Zuck” (Mark Zuckerberg - fundador do Facebook), anunciou uma drástica redução na entrega orgânica dos conteúdos para em torno de 3% da sua base (alguns especialistas falam em 1%), ficou praticamente impossível aparecer sem investir.

Dica valiosa – se você não tem recursos financeiros e tempo para investir nas duas mídias (Google e Facebook), sugerimos que destine seus recursos exclusivamente no Adwords. Por quê? Simples, 99% das pessoas que precisam contratar um advogado por meios digitais, irão procurar via Google e não através das redes sociais (é claro que não estamos levando em consideração as demais formas de contato, como por exemplo - indicação).

Retorno à Médio/Longo Prazo: Inbound Marketing Jurídico | SEO

A abreviação SEO “Search Engine Optimization”, resume-se em configurar estrategicamente partes do seu conteúdo para o blog do seu site, possibilitando que o algoritmo do Google o encontre com mais facilidade. E, principalmente, entenda que a sua matéria aborda exatamente o que as pessoas estão procurando a respeito do tema.

Fato é que para produzir um conteúdo de qualidade e conseguir posicioná-lo na primeira página do Google será preciso dedicar um tempo considerável (de 2h a 4h dependendo do tamanho da matéria).

Por experiência ao conseguirmos ranquear conteúdos sobre diversos assuntos para os nossos clientes de marketing jurídico, recomendamos que você se atente a cinco fatores fundamentais (existem diversas recomendações de SEO, porém, sugerimos que você mantenha seu foco nas cinco orientações abaixo e aos poucos vá aperfeiçoando as demais sugestões de otimização):

Foco de conteúdo – quanto mais você focar em um assunto, mais rapidamente você será identificado como autoridade no tema. Exemplo – se você dispõe de apenas 3h por semana para a produção de texto, é melhor que você dedique este tempo para abordar amplamente o assunto até tenha esgotado toda sua criatividade para abordá-lo. Dica – antes de produzir, recomendamos fortemente que leia a matéria sobre como construir um conteúdo adequado para SEO em nosso blog.

Timing

Procure falar exatamente sobre o que as pessoas estão buscando neste momento, utilizando seu conhecimento para agregar mais informações e novidades acerca do tema. Utilize o Google Trends para ajudar a identificar como as pessoas estão buscando e as oscilações por período e região.

Frequência

Manter a rotina de publicações será fundamental no processo de ranqueamento. O algoritmo ou “robô” do Google funciona da seguinte forma: ele visita o seu site de acordo com a frequência de atualizações e, ao perceber que ele está “perdendo tempo” visitando seu site com tanta frequência (supondo que você não está atualizando tanto quanto deveria), ele irá reduzir aos poucos e passará a visitá-lo eventualmente, reduzindo suas chances de se tornar uma referência no assunto.

Qualidade x Quantidade

Tentar burlar o Google aumentando a frequência de produção, porém, com conteúdo de baixa qualidade, não será suficiente para manter seu escritório a longo prazo nas primeiras posições.

Motivo

Lembre-se de que você está produzindo conteúdo para outras pessoas e não para um robô, é preciso ter consistência e entregar informações de real valor e, claro, aumentando consideravelmente suas chances de criar uma conexão com o potencial cliente.

Inspiração para produzir

Ao definir o assunto que irá abordar, a melhor referência para construir seu conteúdo, é analisar os players que já estão na primeira página do Google, fazendo uma rápida verificação para identificar se existem padrões entre as matérias (tamanho, títulos, assuntos abordados, etc.)

Mantendo uma frequência de produção semanal ou quinzenal (dependendo da disputa de ranqueamento sobre o tema), em média, de quatro a seis meses você já conseguirá colher os primeiros resultados. Quer saber a parte boa? As primeiras respostas do Google costumam gerar até 1.000 acessos por dia em seu site, já imaginou o volume de novos clientes que seria possível atrair de forma recorrente? Já vimos na prática os resultados obtidos e podemos afirmar, vale a pena!

Com base na dificuldade do “fator tempo” para produção de conteúdo, nós da 3Mind começamos a mapear os melhores profissionais de marketing jurídico de todo Brasil, elaborando um amplo portfólio com o objetivo de conectar profissionais e advogados. Gostou? Gostaria de saber mais? clique aqui e registre-se em apenas dois minutos.

Recomendamos também a leitura da matéria sobre as 10 estratégias eficientes para prospectar clientes na advocacia com ótimos insights complementares sobre o assunto.

A 3Mind é especialista em criar soluções estratégicas para escritórios de advocacia e atrair novos clientes, quer saber mais? Agende uma reunião agora mesmo.

3MIND Marketing Jurídico
Guilherme Barbosa
Guilherme Barbosa Seguir

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

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