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Sua empresa ainda não utiliza o plugin do WhatsApp no site? Tá esperando o quê?

Sua empresa ainda não utiliza o plugin do WhatsApp no site? Tá esperando o quê?

Quer você goste ou não, fato é que estamos cada dia mais reféns do WhatsApp. A empresa já possui mais de 1,5 bilhões de usuários em todo o mundo e o número só tende a aumentar. A verdade é que o hábito de enviar mensagens de texto ou voz e não mais ligar para as pessoas continua crescendo de forma assustadora.

Há alguns meses li uma matéria da Anatel que apresentava números significativos na redução de uso da comunicação via VOZ, ou seja, as tradicionais ligações. Não à toa, algumas operadoras oferecem planos de WhatsApp gratuito como chamariz em diversos pacotes de dados, e uma coisa é certa, se elas que possuem acesso as estatísticas estão se rendendo ao aplicativo, cabe a nós enxergar o caminho que está sendo desenhado pelas grandes empresas e nos adequarmos ao futuro da comunicação (ou talvez, o presente?).

Muito se fala em inovação, mas quando se pensa em “como inovar no próprio negócio” a maioria dos empresários acham que é preciso criar algo totalmente novo. Isso é bobagem. Se analisar a sua volta perceberá que a maioria das empresas que não existiam nos últimos anos e que hoje são referências em diversos nichos, não necessariamente criaram algo totalmente novo ou disruptivo (salvo exceções), mas sim criaram plataformas para facilitar a comunicação entre clientes e fornecedores. E o que eu mais gosto entre todos os benefícios, tornaram os processos convencionais em ágeis, práticos, e principalmente mais acessíveis financeiramente, ou ainda, na linguagem popular, “mais barato”.

E que tal começar a inovar na sua empresa utilizando o WhatsApp em seu site através de um simples plugin que proporcionará a sensação de estar conectada com as novas tecnologias? E o melhor, que estimulará o contato do seu cliente por uma ferramenta que faz parte do dia-a-dia dele? Parece interessante? Entenda como funciona:

  • A diferença entre inserir o número de seu Whatsapp x Plugin

Conhece alguém que tem preguiça de inserir um número na agenda do celular por achar que não será necessário manter contato por muito tempo? Pois bem, eu conheço várias pessoas que não registram o contato por preguiça e pela sensação de não ter tanta intimidade para estar na lista (me incluo nelas). Ao simplesmente exibir o número do seu WhatsApp em seu site, você somente atrairá a atenção do cliente que realmente estiver interessado em entrar em contato.

Já com o plugin, adicionar na sua lista de contatos para enviar uma mensagem não será necessário, basta clicar no ícone do Whats e ele abrirá direto na tela com o telefone da empresa, ficou confuso? É fácil, em nosso menu superior a mensagem “Contato pelo WhatsApp” e clique (caso esteja acessando via desktop), mas se você estiver lendo está matéria no celular, o símbolo do WhatsApp estará no rodapé à sua direita. Clique nele e observe, o plugin perguntará se você deseja abrir/enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp Corporativo (que inclusive sou eu quem respondo). Fácil né? Pois é, este é um simples exemplo da diferença entre “inovação e convencional”.

 

  • Cuidado com as campanhas no Whatsapp, o “BUMMM” de mensagens pode se tornar um problema

Infelizmente o WhatsApp ainda limita muito a utilização de recursos, motivo pelo qual antes de criar uma campanha focada no contato via WhatsApp, tenha em mente que você só conseguirá disponibilizar acesso para uma única pessoa responder (já existem algumas API’s especializadas em distribuir a mensagem para outros celulares, mas até o presente momento não encontrei nenhuma que eu esteja confiável para sugerir).

Cometi este erro há alguns anos ao divulgar uma campanha voltada para Noivas como foco no WhatsApp. Na ocasião, erramos por não calcular o tempo médio que levaríamos para responder 10, 50 ou 100 contatos. E para o nosso espanto, a campanha foi um sucesso e resultou em aproximadamente 1.300 noivas. Já imaginou o problema? Sim, tornou-se um problema, éramos capazes de dialogar com aproximadamente 50 pessoas/dia (passando praticamente tempo integral conectado).

  • Futuro do WhatsApp possibilitando comunicação robotizada

O futuro breve do WhatsApp (assim espero), é possibilitar que possamos configurar a troca de mensagens de forma automatizada no estilo Chatbot, já ouviu falar? É uma espécie de robô que identifica os interesses do seu cliente através de uma combinação de palavras chaves que deverão ser configuradas por você (farei uma matéria explicando exatamente como explorar esta ferramenta). O Facebook (proprietário do WhatsApp), já publicou algumas notícias informando que em 2018 a API estaria liberada para algumas funcionalidades, mas até o presente momento desconheço a confirmação.

  • Como instalar o plugin do Whatsapp em seu site?

Ao digitar no Google plugin para WhatsApp você encontrará diversas matérias explicando como instalar em seu site. Porém, caso tenha dificuldades com programação, sugiro contatar a empresa que criou seu site para mexer na programação e incluir em um local que julgue apropriado (sem danificar outras funcionalidades). Outra opção é a empresa Atenda no Whats, que eu particularmente não conheço o trabalho, mas das opções analisadas me pareceu estarem aptos a executá-lo por um custo acessível.

Nós da 3Mind temos um programador exclusivo para executar alterações em nosso site e podemos ajudá-lo caso prefira, entre em contato pelo nosso WhatsApp que lhe passaremos mais informações a respeito.

Gostou da ferramenta? Ficou com alguma dúvida? Fique à vontade em nos deixar seu comentário.

Conte comigo, um forte abraço!

3MIND Marketing Jurídico
Fernando Bruschi Maia
Fernando Bruschi Maia Seguir

Apaixonado por Marketing Digital e performance, venho buscando novos conhecimentos e estar alinhado com o mercado. Hoje como SEO Specialist na Schultz Turismo tenho a oportunidade de observar na prática o resultado de bons trabalhos no segmento.

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